Oficina com António Procópio

II Simpósio de Aguarela AAPOR

Oficina com António Procópio

O trabalho do António Procópio é inconfundível, solto e divertido. A AAPOR pretende proporcionar durante o Simpósio a oportunidade aos mais jovens (e não só) de partilharem a visão deste artista e educador. Assim no Domingo, 2 de Dezembro, a partir das 14.30 poderão frequentar livremente o workshop  na Sala Jardim do Centro Cultural do Morgado, em Arruda dos Vinhos.

ANTÓNIO PROCÓPIO (1973)

Nasceu em Vila Viçosa no dia 7 de Maio de 1973. Em 1996 termina a Licenciatura em Ensino. Desde então que leciona Artes Visuais. Atualmente é docente em Lisboa. Experimentou a escultura, o cinema de animação, a gravura, mas foi no desenho livre e espontâneo feito no local que se reencontrou. Leva para dentro da sala de aula a sua experiência do desenho em caderno e partilha com outros professores as suas descobertas em formações promovidas por si. Com os urban skechers colaborou nos livros “Lisboa por Urban Sketchers”, “Portugal pelos Urban SKetchers”, “Lojas Tradicionais de Lisboa” da ZESTbooks e “Porto pelos Urban Sketchers da Ponto M editora. Participa regularmente em encontros de desenho e em exposições. Participa como formador e formando nas oficinas promovidas pelos urban Sketchers porque considera que estamos sempre a aprender uns com os outros. Para além de desenhar pessoas, gosta de brincar com a perspectiva e distorcer a realidade que vê. O desenho é para si uma maneira de estar na vida.

Projetos, oficinas e publicações

2005 Colaboração no livro de banda desenhada “Memórias 10” – Fundação Calouste Gulbenkian; 2011 Professor de fotografia na Universidade da Terceira Idade do Lumiar; 2012 Colaboração no projeto TACCLE II Teachers’ Aids on Creating Content for Learning Environments; 2013 Realização do Manual Escolar: “Essencial- Educação Tecnológica” da Editora Santillana; 2014 Oficina de desenho no Museu Nacional do Traje Início da colaboração como ilustrador, no livro “Histórias de Encantar” – Ajudaris (projeto de solidariedade social que junta todos os anos artistas para angariar fundos para crianças desfavorecidas). 2015 Formador ns oficinas de desenho “UM ANO A DESENHAR PARA O FUTURO” Museu da Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva; Colaboração com desenhos para o Livro “Lisboa pelos Urban Sketchers” da ZESTbooks; Ilustração de postais sobre receitas tradicionais portuguesas – zestbooks; 2017 Colaboração com desenhos para o Livro “Portugal pelos Urban Sketchers” da ZEST Books; Colaboração com desenhos para o Livro “Porto pelos Urban Sketchers” da Ponto M editora; Residência artística “Desenhar a Encosta” integrado no projeto de reabilitação urbana em Torres Vedras. Integra o projeto “The Wedding Sketchers” (Grupo que desenha em casamentos); 2018 Oficina de desenho no Jardim Botânico da Ajuda; Oficina de desenho “perspectivas distorcidas” em Portimão (oficina orientada em conjunto com Pedro Loureiro); Colaboração com desenhos para o Livro “Lojas Tradicionais de Lisboa” ZEST Books; Formador no programa 10×10 organizado pelos Urban Sketchers; Formador na Academia de desenho e aguarela do Parque das Nações; Ilustrações para o Livro “ESPERA” de Pedro Branco; Ilustrações para o CD “Contigo” de Pedro Branco;

Resumo do Workshop

Distorções e reflexões. Se imaginarmos o mundo como um conjunto de formas que se juntam e se relacionam torna-se mais fácil de as compreender e registar no papel. Nesta oficina serão propostos desafios que ajudam a ver o mundo através das formas e a partir deste ponto brincar com as mesmas deformando-as. Atividades: Introdução ao diário gráfico Apresentação de vários diários gráficos com formatos e tamanhos diferentes. Explicação das vantagens da utilização de diário gráfico. Aquecimento: Mapear o mundo- Registar no caderno uma área definida pelo formador o mais fielmente possível. Exercícios 1 – Os reflexos do meu espelho Desenhar a realidade a partir dos reflexos de uma esfera espelhada. 2 – Deformar objetos, desenhar objetos tão perto que lhe tocamos com a ponta do nariz.

INSCREVA-SE AQUI

 

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s