Carlos Almeida

Website >

 

Visitar Galeria >

Acerca de mim…

Nasci em Lisboa a 16 de Agosto de 1954. O fascínio pelas artes, levou-me desde muito cedo a embrenhar-se de corpo e alma, pelo mundo das diversas linguagens técnicas das artes plásticas.
Aprofundei os meus conhecimentos de desenho e pintura com os mestres Álvaro Perdigão e Martins Correia, tendo por influência deste, adquirido o forte gosto pela escultura e pela cerâmica, vertentes que tenho vindo a desenvolver nos últimos anos com bastante intensidade,sobretudo na área da modelação cerâmica, que por simpatia, me lançou também na difícil arte da azulejaria artística.
Depois de quase três décadas a trabalhar como freelancer em áreas como cenografia, design gráfico e ilustração, tendo colaborado com algumas das melhores agências de publicidade nacionais e internacionais, com algumas editoras, com o departamento gráfico do Diário de Notícias, com diversas entidades particulares e organismos oficiais, etc. Decidi finalmente no princípio do séc. XXI, dedicar-se a tempo inteiro á criação e produção artística de autor.
Em 2002, o amor enorme pelo Alentejo levou-me a abrir um espaço galeria/atelier no centro histórico de Évora, onde expus uma boa parte das minhas criações: pintura, peças únicas de cerâmica, painéis e quadros de azulejos, etc. Tendo feito também algumas exposições noutros espaços, como o politécnico de Tomar, as bienais de Alenquer, Marina Amieira, Casa do Alentejo, Ao pé das letras, etc.
Ao longo destes anos, as minhas peças foram sendo adquiridas por várias instituições privadas e públicas, por muitos coleccionadores nacionais e muitos coleccionadores estrangeiros provenientes de algumas dezenas de países espalhados pelo mundo inteiro.